Perpétuo Socorro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ícone

O quadro foi pintado no estilo bizantino da Igreja Oriental. O objetivo desse estilo de arte não é de mostrar uma cena ou pessoas bonitas, mas de transmitir a bela mensagem espiritual.

  • As letras acima da sua cabeça proclamam Mãe de Deus (em grego).
  • A estrela de oito pontas sobre sua fonte foi provavelmente acrescentada por um artista posterior, para representar o conceito oriental que Maria é a estrela que nos guia até Jesus.
  • As figuras que pairam de ambos os lado de Jesus e de Maria – Identificada pelas letras gregas acima deles como sendo os Arcanjos Gabriel e Miguel. Em vez em vez de portarem harpas ou trombetas de louvor trazem os instrumentos da Paixão de Cristo.
  • Maria olha diretamente para você – Não para Jesus, nem para o céu, nem para os anjos ao lado. Ela olha para você, como se quisesse lhe falar uma coisa muito importante. Seus olhos parecem sérios, até tristes, mas chamam a atenção.
  • É uma mulher importante, de poder e de nobreza. É representado sobre o fundo dourado, símbolo do céu na idade média.
  • Traja um manto azul com o forro verde e uma túnica vermelha. Azul, verde e vermelho eram as cores da realeza. Somente a Imperatriz podia usar essas cores.
  • Jesus, assustado com os sinais da Paixão, não esta olhando para nós, nem para os anjos. Embora ele se agarre em sua mãe, seu olhar é distante, para alguma coisa que não podemos ver.
  • Jesus veste as roupas da realeza. Somente o Imperador podia usar a roupa verde com a faixa vermelha e o brocado de outro representados na pintura. As iniciais gregas a direita do menino e o halo ornado com uma cruz proclamam que ele é “Jesus Cristo”.
  • As mãos de Maria não seguram a mão do menino assustado que correu para seus braços num aperto protetor, mas permanece aberta, convidando-nos a pôr as nossas mãos na sua, unindo-nos a Jesus.

Maria sabe que há muitas coisas em nossas vidas que são perigosas e terríveis e que precisamos de alguém a quem procura nas horas de sofrimento e de pavor. Ela nos oferece o mesmo conforto e o mesmo amor que deu a Jesus. Ela nos fala para nos dirigirmos a ela imediatamente como fez com Jesus, tão rápido que bem nos devemos preocupar com o que vestimos, ou como vamos. O importante é chegar até ela.

Oração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó mãe do Perpétuo Socorro, eis a vossos pés um pobre pescador que a vós recorre e em vós põe sua confiança. Ó mãe de misericórdia tende compaixão de mim! Ouço dizer em todos em vós chamam o refúgio e esperança dos pecadores; sede, pois, o meu refúgio e esperança! Socorrei-me pelo amor de Jesus Cristo! Daí a mão a um infeliz pescador que a vós se recomenda e a vós se consagra como um servo perpétuo. Louvo e dou graças a Deus pela sua misericórdia me inspirou esta grande confiança em vos, confiança que é para mim o penhor da minha eterna salvação. Ai! Eu miserável, tantas vezes cai no pecado, por não ter recorrido a vós. Sei que me haveis de ajudar e a vós me recomendo; mas nas ocasiões perigosas temo não vos invocar e perder assim a minha alma. Peço-vos. Pois, esta graça, quando o demônio me assaltar, de mim recorrer a vós dizendo: Maria ajudai-me! Ó mãe do Perpétuo Socorro, não permita que eu perca o meu Deus!

Devoção

Toda essa história de devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou em outro país e há muitos anos. Foi com o nome de “Mãe do Perpétuo Socorro” que o Papa Pio IX quis que os Redentoristas tornassem conhecido esse ícone de Nossa Senhora. Uma tradição do séc. XVI conta que um comerciante da Ilha de Creta (Grécia) roubou de uma igreja, um quadro da Virgem que fazia muitos prodígios. Escondeu-o no meio da bagagem e embarcou para o Ocidente.

Durante a viagem, desencadeou-se uma terrível tempestade. Mas, graças a Deus e à Virgem, o navio conseguiu chegar ao porto desejado. Um ano depois, o comerciante estava em Roma com o quadro. Ele adoeceu gravemente e procurou acolhida na casa de um amigo. Na hora da morte, contou-lhe o segredo do quadro e pediu que o colocasse em alguma Igreja.

O amigo prometeu. Mas morreu também sem cumprir a promessa, pois sua esposa sempre se recusara a desprender-se do belo quadro. Mais tarde, a Santíssima Virgem apareceu para uma menina de seis anos, filha daquela família romana, com o pedido de que ela avisasse a mãe e o avô que o quadro de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocado numa igreja dedicada a São Mateus, localizada entre as igrejas de Santa Maria Maior e São João de Latrão. E assim aconteceu.

No entanto, anos depois, veio a guerra e, com ela, a destruição quase total da Igreja e do mosteiro. Em 1798, os Agostinianos, que cuidavam do local, se mudaram para uma Igreja perto dali e levaram o quadro.

Em janeiro de 1855, os Redentoristas compraram em Roma a residência chamada “Villa Caserta”. Seria a casa central de sua congregação missionária, que já estava implantada na Europa Ocidental e na América do Norte. Justamente naquela área encontravam-se as ruínas da Igreja de São Mateus, destruída pela guerra.

Os Redentoristas queriam conhecer tudo o que dizia respeito à sua nova propriedade. Por isso, ficaram muito contentes quando em 1863 um padre jesuíta perguntou num sermão: Quem sabe onde foi parar um quadro de Maria que “esteve na Igreja de São Mateus na rua Merulana, conhecido como Virgem de São Mateus, e mais propriamente Perpétuo Socorro?”, assim voltou a busca pelo quadro.

Depois de algum tempo, o Papa Pio IX determinou que o quadro voltasse para o local desejado na aparição da Santíssima Virgem, e disse ao Superior Geral dos Redentoristas: “Façam-na conhecida no mundo inteiro”.

Ladainha

Santa Maria, rogai por nós
Santa Mãe de Deus, rogai por nós
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós
Mãe da Divina Graça, rogai por nós
Mãe Puríssima, rogai por nós
Mãe Castíssima, rogai por nós
Mãe Imaculada, rogai por nós
Mãe Intacta, rogai por nós
Mãe Amável, rogai por nós
Mãe Admirável, rogai por nós
Mãe do Bom Conselho, rogai por nós
Mãe do Criador, rogai por nós
Mãe do Salvador, rogai por nós
Mãe da Igreja, rogai por nós
Virgem Prudentíssima, rogai por nós
Virgem Venerável, rogai por nós
Virgem Louvável, rogai por nós
Virgem Poderosa, rogai por nós
Virgem Clemente, rogai por nós
Virgem Fiel, rogai por nós
Espelho de Justiça, rogai por nós
Sede de Sabedoria, rogai por nós
Causa da nossa alegria, rogai por nós
Vaso Espiritual, rogai por nós
Vaso Honorífico, rogai por nós
Vaso Insigne de Devoção, rogai por nós
Rosa Mística, rogai por nós
Torre de Davi, rogai por nós
Torre de Marfim, rogai por nós
Casa de Ouro, rogai por nós
Arca da Aliança, rogai por nós
Porta do Céu, rogai por nós
Estrela da manhã, rogai por nós
Saúde dos Enfermos, rogai por nós
Refúgio dos Pecadores, rogai por nós
Consoladora dos Aflitos, rogai por nós
Auxílio dos Cristãos, rogai por nós
Rainha dos Anjos, rogai por nós
Rainha dos Patriarcas, rogai por nós
Rainha dos Profetas, rogai por nós
Rainha dos Apóstolos, rogai por nós
Rainha dos Mártires, rogai por nós
Rainha dos Confessores, rogai por nós
Rainha das Virgens, rogai por nós
Rainha de todos os Santos, rogai por nós
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós
Rainha elevada ao céu em corpo e alma, rogai por nós
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós
Rainha da Paz, rogai por nós
Rainha dos Filhos Amados do Divino Pai Eterno, rogai por nós
Nossa Senhora do Perpétuo: rogai por nós
rogai por nós Santa Mãe de Deus!
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Consagração

Ó Mãe do Perpétuo Socorro,
diante de Vosso Bondoso olhar,
me coloco humildemente,
recorrendo como filho
à Vossa Maternal bondade.

Vós sois meu refúgio, esperança
e proteção.

Atendei, Ó Rainha, ao desejo que tenho
de possuir o Amor Eterno,
a graça de Deus Pai,
a Salvação para minha alma
e para vida daqueles por quem suplico.

Dai-me sempre a graça de seguir Jesus
na família dos filhos
do Divino Pai Eterno,
nas virtudes e na santidade de vida.

Recebei, Ó Rainha Santíssima,
minhas preces e necessidades,
elevando o meu coração ao Vosso Filho,
meu Senhor e Redentor.

Consagro a Vós meus olhos para que
sejam a lâmpada de minha alma,
meus ouvidos para que estejam sempre
atentos aos apelos do Evangelho,
minha boca para que sempre proclame
que sois a luz do meu viver.

Consagro a Vós, ó Mãe Incomparável,
minha alegria e minha dor,
minha mente e meu coração,
minha vida e minha morte
no desejo da eternidade sem fim.

Consagro todo meu ser a vós,
Ó Mãe do Perpétuo Socorro,
carregando a minha cruz
e renunciando a todo mal.

Amém!