logo1


https://www.youtube.com/watch?v=e8aL2h2ZQe0

 

 O quadro foi pintado no estilo bizantino da Igreja Oriental. O objetivo desse estilo de arte não é de mostrar uma cena ou pessoas bonitas, mas de transmitir a bela mensagem espiritual.
 

style=width:

1. As letras acima da sua cabeça proclamam Mãe de Deus (em grego).

2.
A estrela de oito pontas sobre sua fonte foi provavelmente acrescentada por um artista posterior, para representar o conceito oriental que Maria é a estrela que nos guia até Jesus.

3. As figuras que pairam de ambos os lado de Jesus e de Maria – Identificada pelas letras gregas acima deles como sendo os Arcanjos Gabriel e Miguel. Em vez em vez de portarem harpas ou trombetas de louvor trazem os instrumentos da Paixão de Cristo.

4.
Maria olha diretamente para você – Não para Jesus, nem para o céu, nem para os anjos ao lado. Ela olha para você, como se quisesse lhe falar uma coisa muito importante. Seus olhos parecem sérios, até tristes, mas chamam a atenção.

5. É uma mulher importante, de poder e de nobreza. É representado sobre o fundo dourado, símbolo do céu na idade média.

6. Traja um manto azul com o forro verde e uma túnica vermelha. Azul, verde e vermelho eram as cores da realeza. Somente a Imperatriz podia usar essas cores.

7. Jesus, assustado com os sinais da Paixão, não esta olhando para nós, nem para os anjos. Embora ele se agarre em sua mãe, seu olhar é distante, para alguma coisa que não podemos ver.

8. Jesus veste as roupas da realeza. Somente o Imperador podia usar a roupa verde com a faixa vermelha e o brocado de outro representados na pintura. As iniciais gregas a direita do menino e o halo ornado com uma cruz proclamam que ele é “Jesus Cristo”.

9. As mãos de Maria não seguram a mão do menino assustado que correu para seus braços num aperto protetor, mas permanece aberta, convidando-nos a pôr as nossas mãos na sua, unindo-nos a Jesus.

Maria sabe que há muitas coisas em nossas vidas que são perigosas e terríveis e que precisamos de alguém a quem procura nas horas de sofrimento e de pavor. Ela nos oferece o mesmo conforto e o mesmo amor que deu a Jesus. Ela nos fala para nos dirigirmos a ela imediatamente como fez com Jesus, tão rápido que bem nos devemos preocupar com o que vestimos, ou como vamos. O importante é chegar até ela. 


Oração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Ó mãe do Perpétuo Socorro, eis a vossos pés um pobre pescador que a vós recorre e em vós põe sua confiança. Ó mãe de misericórdia tende compaixão de mim! Ouço dizer em todos em vós chamam o refúgio e esperança dos pecadores; sede, pois, o meu refúgio e esperança! Socorrei-me pelo amor de Jesus Cristo! Daí a mão a um infeliz pescador que a vós se recomenda e a vós se consagra como um servo perpétuo. Louvo e dou graças a Deus pela sua misericórdia me inspirou esta grande confiança em vos, confiança que é para mim o penhor da minha eterna salvação. Ai! Eu miserável, tantas vezes cai no pecado, por não ter recorrido a vós. Sei que me haveis de ajudar e a vós me recomendo; mas nas ocasiões perigosas temo não vos invocar e perder assim a minha alma. Peço-vos. Pois, esta graça, quando o demônio me assaltar, de mim recorrer a vós dizendo: Maria ajudai-me! Ó mãe do Perpétuo Socorro, não permita que eu perca o meu Deus!

 

 

@Todos os direitos reservados - Matriz de Campinas 2017